Quem nunca se rendeu, pelo menos uma vez na vida, a um “caruru Baiano”? cheio de sabor e fresquinho da hora… É mesmo de dar água na boca! Mas, saiba que você não precisa, necessariamente, ir até um restaurante para saborear um caruru. Vale a pena se aventurar nesta receita e fazê-la em casa mesmo!
Com o inicio do ano, vem as festas e as guloseimas, por isso hoje iremos aprender a fazer a receita que todos da sua casa vão amar, que é o caruru Baiano.
Sem contar que o caruru combina com a maioria das ocasiões, então use e abuse dessa receita para acompanhar os melhores momentos da vida.
Vamos lá?
Ingredientes para o Caruru Baiano
- Primeiramente separe 60 unidades de quiabos fresco
- 1 cebola do tipo branca de tamanho grande
- 110 gramas de castanha de caju
- 110 gramas de amendoim torrado descascado (opcional)
- 1 dente de alho fresco de tamanho grande
- ½ xícara de camarão seco do tipo defumado
- 1 xícara de água filtrada ou mineral
- 1 colher de sopa de gengibre ralado (ou a gosto)
- 2 colheres de sopa de azeite de dendê de sua escolha
- cheiro verde fresco (a gosto)
- camarões secos inteiros (a gosto)
- sal e pimenta do reino de sua preferência (a gosto)
Como fazer um Caruru Baiano
Primeiramente, comece preparando os quiabos: lave-os bem e, após isto, retire as pontas e os cabos dos mesmos, agora faça um corte em formato de cruz no sentido do comprimento e, em seguida, pique-os.
Então, com os quiabos cortados, separe os demais ingredientes: a cebola e o alho, o camarão, a castanha e o amendoim, o gengibre, o azeite de dendê e o cheiro verde.
Então, no seu liquidificador bata na velocidade média a cebola com o alho, o amendoim, o camarão seco, a castanha de caju, o gengibre e o cheiro verde com 1 xícara de água (aproximadamente). Reserve em temperatura ambiente.
Em seguida, em uma panela funda e antiaderente aqueça um pouco o azeite de dendê e acrescente os quiabos previamente picados, misture bem e adicione meia xícara de água filtarda.
Logo após, adicione o tempero batido no liquidificador, os camarões secos inteiros (opcional), a pimenta do reino e acerte o sal (se for necessário).
Agora, cozinhe o caruru em fogo médio por aproximadamente 25 a 30 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar e acrescentando mais água, se for preciso. Ele não poderá ficar com consistência rala ou grossa demais.
Por fim, o caruru estará pronto quando os quiabos estiverem macios e a cor das suas sementes ficarem um pouco rosadas.
Dica: Sirva este caruru baiano tradicional acompanhado de arroz branco, vatapá a seu gosto, moqueca de peixe ou de frutos do mar e bom apetite!
Informações adicionais
Acesse nossas receitas gourmet e aproveite a sua ceia com nossas guloseimas que deixarão todos satisfeitos com o resultado.